4.01.04 - Agosto de 2021
Edição...: Agosto/2021
Versão..: 4.01.04 (a partir da compilação 1492)
Notícias de Legislação (Notas Técnicas, Ajustes, etc.)
A partir de 1º de setembro de 2021 as seguintes mudanças devem entrar em vigor:
- NT2020.006: Campo "Presença do consumidor" não poderá mais ser informado com a opção "Operação não presencial, outros" sem demais detalhamentos. Por conta disso, a partir dessa versão, o FATSERV passará a informar a opção "Não se aplica" por padrão nesse campo. Caso deseje alterar esse parâmetro para outra opção entre em contato com sua contabilidade para mais informações e depois ajuste em Cadastros à Empresa usuária.
- NT2020.006: Campo "Tipo de pagamento" não poderá mais ser informado com a opção "Outros" sem demais detalhamentos. Por conta disso, a partir dessa versão, o FATSERV exibirá um alerta na tela principal que levará para uma tela exibindo os contratos que precisam ter o "Tipo de pagamento" ajustado. Ajuste essa informação no cadastro do contrato de acordo com o tipo de pagamento que melhor descreve como você recebe os valores do seu cliente.
- NT2020.005: O campo de UF da Placa do Veículo não será mais obrigatório, uma vez que as novas placas não possuem mais a UF. No FATSERV esse campo também não é mais obrigatório, ainda constando para o caso de placas no formato antigo.
Notícias do Produto
Novo alerta na tela principal com respeito a mudança do Tipo de Pagamento.[2021020437]
Em virtude das mudanças promovidas pela NT2020.006 o uso do tipo de pagamento "99-Outros" não será mais permitido a menos que se descreva o que significa esse “Outros”. A SEFAZ possui uma lista de tipos de pagamento bastante abrangente. Portanto, é melhor utilizar uma opção dessa lista ao invés de usar a opção “Outros” com uma justificativa.
Com o fim de alertar sobre Contratos que causarão crítica nas transmissões a partir de 1º de setembro de 2021, foi incluído um alerta na tela principal. Se no seu sistema esse alerta estiver aparecendo (ver abaixo), clique no botão do alerta para ver a lista de contratos que está com o tipo de pagamento “Outros”. Use essa lista para saber quais contratos ainda precisam ter o tipo de pagamento ajustado, pode fazer isso por clicar no botão "Listar dados".
Ao clicar no botão, aparecerá a lista de contratos que precisam ser ajustados. Você tem duas opções para ajustar os contratos:
- Clicando duas vezes em cima da linha do contrato, vai abrir a tela de Contratos, aonde você poderá efetuar a manutenção de cada contrato
- Clicando no botão "Ajustar" o sistema vai abrir para você selecionar um único tipo de pagamento para substituir todos os contratos listados.
Depois de selecionar o Tipo de Pagamento, clique em "OK" e depois confirme com "SIM" na mensagem abaixo:
O sistema fará as modificações em todos os contratos e retornará com a mensagem abaixo:
Novo campo na tela de Contratos e Notas Fiscais Emitidas aba Totais / Inf. Pagamento [2021020437]
Conforme mencionado na sessão inicial que menciona alterações de legislação, o campo Tipo de Pagamento não poderá mais ser usado com a opção “Outros”, sem que seja informado um "Complemento" que descreva o tipo de pagamento, geralmente um que não esteja na lista de valores da SEFAZ.
A melhor forma de utilizar este campo é usar uma das opções dadas pela SEFAZ (Ver lista de valores no campo Tipo de Pgto). Porém, se realmente não houver uma opção que descreva como você recebe os valores referentes a esse contrato, use a opção “Outros” e descreva brevemente no campo Complemento esse tipo de pagamento, pois caso não faça isso sua nota fiscal poderá ser rejeitada pela SEFAZ.
Conforme mencionado acima, quando utilizar o Tipo de Pagamento “Outros” haverá necessidade de informar um "Complemento" que descreva esse tipo de pagamento. O campo "Complemento" foi incluído também na tela de Notas Fiscais - Emitidas conforme destacado abaixo, e pode ser informado/alterado também nesta tela.
Críticas que podem ser retornadas caso não sejam preenchidos:
Crítica: Rejeicao: Descricao do pagamento obrigatoria para meio de pagamento 99-outros. [SF0230]
Novos campos na tela de Notas Fiscais Emitidas, aba Dados Adicionais[2021020437]
Esses novos campos fazem parte das mudanças promovidas pela NT2020.006 e devem ser preenchidos conforme a opção feita no campo "Pres. Consumidor" (presença do consumidor) escolhida na aba principal da tela de Notas Fiscais Emitidas. A presença do consumidor padrão preenchida é "Não se aplica". Essa opção não requer o preenchimento dos campos novos.
Caso necessite utilizar outra opção no campo "Pres. Consumidor", poderá ser necessário informar os campos constantes em "Outros Dados" na aba Dados Adicionais. Caso tenha dúvidas e deseje mais informações sobre esses novos campos entre em contato com sua contabilidade para saber se eles devem ser usados no seu caso.
Caso você selecione uma opção diferente de "Não se aplica" fique atento a possibilidade de ter que informar os campos destacados abaixo:
Críticas que podem ser retornadas caso não sejam preenchidos:
Crítica: Rejeicao: NF-e sem indicativo do intermediador. [SF0230]
Melhoria na tela de Pedidos Pendentes[2021041344]
A coluna "NF de Remessa" foi incluída para permitir visualizar o número da nota fiscal de remessa que originou o pedido.
Melhoria envolvendo os pesos bruto/líquido nas notas de retorno [2021031875]
Agora os campos de peso bruto e líquido são visíveis na tela de Notas Fiscais – Fornecedor. Eles também são carregados ao importar um XML.
Ao gerar um retorno, se o cadastro do contrato estiver configurado para exigir peso nas notas fiscais de retorno, as informações de peso serão copiadas da nota de fornecedor para o pedido de retorno.
Notas de retorno geradas a partir da tela de Gerenciar OPs também terão o peso da nota de fornecedor copiados para o pedido de retorno. Caso o apontamento seja parcial, o sistema proporcionará o peso bruto/líquido a quantidade informada.
Caso existam mais de uma nota fiscal de remessa e elas sejam retornadas juntas na mesma nota fiscal, o peso bruto/líquido refletirá a soma dos pesos de todas as remessas.
Antes de transmitir a nota fiscal os pesos bruto/líquido podem ser alterados, caso seja necessário.
Alteração do campo de Valor Total na tela de Pedidos (SF0190)
O campo “Valor Total” do item do pedido foi ajustado para ter até 6 posições decimais. Nas versões anteriores ele tinha apenas 2. Essa mudança foi necessária para dar mais clareza na hora de gerar notas a partir de múltiplos pedidos.
Na prática essa mudança não deve ter impacto na operação normal do sistema. Os valores totais por item na nota fiscal ainda terão 2 casas decimais. Os tratamentos de casas decimais que até então eram feitos a cada item do pedido, passarão a ser feitos ao gerar os itens da NF.
Melhoria na tela Informar Produção (CP0031)
Para as empresas que trabalham integradas ao GERFAC, a fim de facilitar a visualização dos apontamentos efetuados na tela de Informar Produção, foi criada uma nova coluna "Qt. Apo." para apresentar automaticamente a quantidade final total apontada por tamanho.
À medida que os apontamentos de quantidades forem sendo efetuados nas colunas "Qt. prod." / "Qt. inc." / "Qt. fal." essa nova coluna será atualizada automaticamente. Essa coluna também vai trabalhar com um sistema de cores para facilitar sua leitura:
- Verde: quantidade total apontada igual a quantidade total do tamanho
- Amarelo: quantidade total apontada acima da quantidade total do tamanho (caso seu fornecedor permita, isso necessáriamente não está errado)
- Laranja: quantidade total apontada abaixo da quantidade total do tamanho (geralmente esta indicação mostra um erro de lançamento, a não ser que o apontamento seja parcial)
Essa nova coluna é calculada com base na seguinte fórmula:
[Qt. já prod.] + [Qt. prod.] + [Qt. já inc.] + [Qt. inc.] + [Qt. já fal.] + [Qt. fal.]
Outra melhoria promovida nessa tela foi a inclusão da informação da FASE da OP que está sendo apontada a produção. Essa informação agora aparece ao lado do número da OP no cabeçalho da tela.
Nova funcionalidade que permite copiar apontamentos na tela Gerenciar OPs (CP0010) para empresas que possuem duas fases da mesma OP/Artigo
Para as empresas que trabalham integradas ao GERFAC e cujas OPs sejam enviadas em duas fases (Ex.: COST e EMBA), será possível copiar os apontamentos feitos em uma fase para a outra fase.
Ao clicar com o botão direito sobre uma OP na tela de “Gerenciar OPs”, se existir ou OP de mesmo número para o mesmo artigo, você verá a opção “Copiar apontamentos...”, conforme gravura abaixo:
Essa opção permitirá copiar apontamentos (peças apontadas na matriz - grade cor/tamanho) de uma OP para outra.
Para que essa opção possa ser usada é necessário:
- As duas fases devem pertencer a mesma OP (Mesmo número e código de artigo).
- Na fase de destino não podem haver peças apontadas (todos os tamanhos devem estar zerados).
O sistema vai verificar os requisitos acima e não permitirá utilizar essa opção se todos eles não estiverem sendo atendidos.
Ao clicar em "Copiar apontamentos...", os apontamentos de peças produzidas são copiados exatamente como estavam. Já os apontamentos de peças incompletas e falhadas na fase de origem se tornam incompletas na fase de destino. Isso será útil em casos onde sua empresa faça a costura e embalagem da mesma OP/Artigo.
Além disso, caso o seu fornecedor obrigue a justificativa de peças incompletas, essas peças incompletas serão automaticamente justificadas com o motivo 99 (Gerado automaticamente).
Melhoria na tela de Controle da Ordem de Produção (CP0020), aba GRADE
Para os prestadores de serviço que trabalharem para empresas fornecedoras que obriguem fazer a justificativa das peças incompletas, agora, as linhas que tiverem peças incompletas apontadas, mas não foram justificadas ficarão pintadas de laranja. Caso a justificativa já tenha sido feita, ficará pintado de verde. Essa mudança ajudará a identificar linhas que ainda precisem de ajustes na justificativa de peças incompletas.
Outros ajustes e melhorias que não impactam na operação (Detalhes p/equipe de suporte estão registrados nos chamados):
Melhoria nas rotinas de verificação inicial do sistema que podiam causar uma demora adicional na abertura do sistema.[2021041758]
As rotinas para geração de notas foram melhoradas para permitir o agrupamento de itens onde antes não era possível.
Criada uma nova opção no cadastro de clientes para permitir incluir a observação da OP nos dados adicionais da NF de retorno/cobrança.
Na tela de NF emitida foi criada uma opção de cancelar movimentos em notas estornadas. Para ativar, clique com o botão direito do mouse sobre a mensagem “NF Estornada”.[2021041008]
Caso o parâmetro “Geração da NF de Cobrança” na tela de contrato esteja marcado com “Após liberação de qualidade (Qt. apo./Todas Fases)” o sistema irá alterar a situação de uma OP para liberada qualidade quando ela for concluída SE houver outra fase da mesma OP que já tenha sido liberada qualidade.
Criado botão para incluir mais configurações de mais uma empresa fornecedora.[2021032077]
Ajustado layout de importação do item da nota fiscal fornecedor.[2021031932]
Com a mudança de tratamento do valor total do pedido para a nota fiscal, foi criado um esquema de cores no campo de valor unitário da NF emitida semelhante ao que já existia no pedido. Essa é a legenda:
- Azul: Valor unitário ajustado pelo sistema para fechar com o valor total
- Laranja: Valor unitário NÃO ajustado pelo sistema por que está acima do parâmetro (vai dar problema na transmissão)
- Amarelo: Valor unitário NÃO ajustado pelo sistema por que o contrato não está configurado como distribuir (vai dar problema na transmissão)
Ajustei a rotina que gera a observação para fazer isso a cada pedido gerado ao invés de usar a mesma que foi gerada no começo da rotina. [2021042131]
Ajustado os layouts na atualização da base de dados e também ajustado SQL da rotina GERA_NOTA_FISCAL para colocar o menor item de pedido ao invés de deixar sem nada. Com isso vai funcionar o campo de nota referenciada no GERFAC mesmo quando for uma nota com itens agrupados.[2021042121]