4.00.00 - Abril de 2018
Edição...: Abril/2018 com acréscimos da NT 2016.002 v1.50 publicada em 26/04/2018
Versão..: 4.00.00 (compilações 1227, 1228 / NT 2016.002 v1.50 atendida somente na compilação 1229)
Notícias de Legislação (Notas Técnicas, Ajustes, etc.)
MUDANÇAS PARA A VERSÃO 4.0 DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA
O leiaute das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) irá sofrer uma atualização para a versão 4.00. Todos têm até 02/07/2018 para adequar suas emissões, quando o antigo modelo 3.10 será desativado.
Basicamente, a nota evolui para melhor atender aos usuários nas necessidades em constante mudança no cenário comercial. A versão 1.50 Nota Técnica 2016.002 informa todos os detalhes da mudança, e pode ser vista no portal da Nota Fiscal Eletrônica.
Principais Alterações
Pagamento
- Removido campo “forma de pagamento” do grupo identificador da NF-e, substituído por novo grupo “pagamento”
- Novo grupo “pagamento” (YA01) com novas formas de pagamento, valores sobre pagamento/troco, informações sobre integração de pagamento e cartões de crédito, etc.
Formas de pagamento
- 01 Dinheiro
- 02 Cheque
- 03 Cartão crédito
- 04 Cartão débito
- 05 Crédito loja
- 10 Vale alimentação
- 11 Vale refeição
- 12 Vale presente
- 13 Vale combustível
- 14 duplicata (Eliminado NT 2016.002 v1.50)
- 15 boleto bancário
- 90 sem pagamento
- 99 outros
À partir da versão 4.0 é obrigatório informar a forma da pagamento (regra validação YA01-30). Para notas de ajuste e devolução será obrigatório informar “90 Sem pagamento” (YA02-04).
IMPORTANTE: Na atualização para a versão 4.0, o FATSERV vai colocar por padrão a forma de pagamento "99-outros", mantendo a impressão das parcelas no DANFE na área "Fatura/Parcela" (Acrescentado NT 2016.002 v1.50). Com isso não serão mais colocadas as parcelas na área "Fatura/Duplicata" do DANFE, sendo impressas nas "Informações Complementares". Caso o cliente deseje que a parcelas ainda sejam tratadas como "14-duplicata" e impressas na área "Fatura/Duplicata" do DANFE, deve alterar manualmente nos contratos o campo Tipo de Pagamento (Ver como fazer mais abaixo neste documento). (Eliminado NT 2016.002 v1.50)
Convênio ICMS 52/2017
Novo grupo de informações do produto (abaixo do NCM do produto) com informações relativas à ST para atender o convênio do ICMS 52/2017:
- CEST
- Indicador de escala de produção: relevante ou não. Obrigatório para NCMs constantes do Anexo XXVII
- CNPJ do fabricante do produto, obrigatório para produto em “em escala NÃO relevante”
- Código de benefício fiscal
Fundo de Combate à Pobreza
Adicionado campos relativos ao Fundo de Combate à Pobreza aos grupos de ICMS de todos os CST para o regime normal, Simples Nacional e para ICMS interestadual:
- Percentual do ICMS relativo à FCP (pFCP)
- Valor da base de cálculo do FCP (vBCFCP)
- Valor do ICMS relativo ao FCP (vFCP)
- Valor da base de cálculo do FCP (vBCFCPST)
- Percentual do FCP retido por substituição tributária (pFCPST)
- Valor do FCP retido por substituição tributária (vFCPST)
- Alíquota para consumidor final (pST)
- Valor base de cálculo do FCP na UF de destino (vBCFCPUFDest)
Os campos foram criados para operações com FCP internas ou interestaduais de ST. Na nota técnica não há nenhuma sistemática de como o cálculo deve ser realizado, apenas que o percentual de ICMS (pICMS) deverá ser informado descontando a alíquota de FCP.
Totalização
Novos campos no grupo “totalização” (W), incluída uma solicitação antiga dos contribuintes para totalizar o IPI devolvido (no caso de notas de devolução com não contribuintes do IPI).
- Total do FCP (vFCP)
- Total do FCP retido por substituição tributária (vFCPST)
- Total do FCP retido anteriormente por substituição tributária (vFCPSTRet)
- Total do IPI devolvido (vIPIDevol)
Com as mudanças será alterada a regra de totalização da nota (W16-10), deverá ser adicionado “FCP ST” e “IPI devolvido” ao total da nota e criadas regras para validar os totais de “IPI devolvido” e “FCP’s”.
Informações de transporte
Alterado as modalidades de frete (modFrete), com descrições mais apropriadas aos termos usados comercialmente:
- 0 Contratação do Frete por conta do Remetente (CIF)
- 1 Contratação do Frete por conta do Destinatário (FOB)
- 2 Contratação do Frete por conta de Terceiros
- 3 Transporte Próprio por conta do Remetente
- 4 Transporte Próprio por conta do Destinatário
- 9 Sem Ocorrência de Transporte
Se a operação for interestadual, não deverá ser informado dados de transportador (regra X02-20), pois neste caso deverá ser emitido MDF-e, que consta os dados do transportador.
Interessante notar que esta regra poderá ser aplicada para operações internas dependendo da UF, isto pode significar que muito em breve o MDF-e deverá ser emitido para todas as operações que houver transporte.
IMPORTANTE: Na atualização para a versão 4.0, o FATSERV vai verificar se existem dados parametrizados nos contratos de clientes interestaduais e vai limpar os dados de "Placa do Veículo" e "UF" a fim de não ocorrerem críticas na transmissão de NF-e. Caso a SEFAZ de sua UF indique que os dados também não devem ser informados para operações estaduais, esta alteração deverá ser feita manualmente.
Outros
- Novo “indicador de presença” (indPres), “5 Operação presencial fora do estabelecimento”
- Novo modelo (mod) no grupo de documento final referenciado (BA)
- Novos campos no grupo de medicamentos (grupo K)
- Novos campos no grupo de combustível (grupo LA)
- Grupo de “Repasse do ICMS ST” (N10b) também deverá ser gerado para CST “60 Cobrado anteriormente por ST”
DANFE
A nota técnica informa que não haverá inclusão dos novos campos no DANFE, mas quando o “FCP” for informado para um item, os valores deverão constar na “informação adicional do produto” (infAdProd) e “informação interesse fisco” (infAdFisco) da NF-e.
Quer dizer, não precisa alterar o DANFE, mas gera um trabalhão para listar estes valores nos campos de informação da NF-e (além dos textos já necessários). Informar estes valores manualmente é impraticável. Veja exemplos:
Informação adicional produto
Valor base cálculo FCP R$ 0,00; Valor FCP R$ 0,00 (0,00%); Valor FCP ST R$ 0,00 (0,00%).
Informação interesse fisco
Valor total do FCP R$ 0,00; Valor total do FCP retido por ST R$ 0,00; Valor total do FCP retido anteriormente por ST R$ 0,00.
Padrões técnicos
Uma das alterações mais importantes se refere a questões técnicas relacionadas à comunicação com os WebServices (são boas modificações que garantem maior segurança e eliminam processos inúteis):
- A comunicação somente poderá ser realizada pelo protocolo TLS 1.2
- As variáveis do SOAP Header (área do cabeçalho) não precisam ser utilizadas
- Os nomes dos WebServices serão adequados para a versão 4.0 e padronizados para todos as SEFAZ estaduais
- Os parâmetros de entrada e saída nas chamadas aos WebServices serão padronizados para todos as SEFAZ estaduais
MUITO IMPORTANTE: Caso seu sistema operacional seja inferior a Windows 7 (Exemplo: XP, Vista), lembre-se que estes não funcionarão com o protocolo TLS 1.2, e dependendo dos servidores da SEFAZ, poderá não ocorrer o aceite dos arquivos de suas notas fiscais. Se tiver dúvidas entre em contato com o Suporte da Clipe para obter maiores informações. NÃO ESPERE PARA PRÓXIMO DO PRAZO, LEMBRE-SE ENCERRA EM 01/Jul/2018. |
IMPORTANTE: Caso você se encaixe em alguma das situações descritas acima, tendo a necessidade de informá-las, procure o seu contador para verificar o que informar em cada situação. De posse das informações, se tiver dúvidas de como informar no sistema, consulte o suporte da Clipe.
Notícias do Produto
Ajuste no local do atalho para iniciar o SUPORTE ON-LINE [2017112702]
Para deixar a tela inicial mais limpa, o botão que serve para iniciar uma conversa com o suporte foi movido para a barra lateral de acesso rápido. Veja como ficou:
Melhorias na rotina de backup do sistema [2015121028,2018012639]
Foi criada uma opção de fazer back-up em nuvem (servidores disponibilizados pela Clipe). Na atualização da versão, caso o cliente concorde com os termos na atualização de versão, ele deve manter marcado o campo "Aceito os termos acima" e clicar em "Continuar", dessa forma o sistema vai perguntar a cada vez que for encerrado se o usuário deseja fazer um backup da base de dados.
Ao concordar com os termos, na atualização o sistema vai marcar na base que o backup ON-LINE pode ser feito e dará as mensagens abaixo:
A cada encerramento do sistema FATSERV será feito a pergunta abaixo, indicando a opção do backup ON-LINE.
Ao clicar em "Sim", o sistema iniciará o backup mostrando a tela abaixo que NÃO DEVE SER ENCERRRADA, sendo encerrada quando o backup estiver feito.
Ao finalizar o backup será feita a transmissão para a nuvem (servidores homologados pela Clipe) e fechada a tela de log, encerrando o sistema. Caso ocorra algum problema o sistema manterá a tela de log aberta e se precisar de ajuda para resolver, entre em contato com o suporte da Clipe.
IMPORTANTE: Lembre-se o backup ON-LINE não salva outros dados como XML/PDF de suas notas fiscais.
Correções e Melhorias na tela de Gerenciar OPs [2017060817,2017080631, 2018021934]
Inclusão de Totais
A tela de Gerenciar OPs agora possui 4 totalizadores, sendo que os valores fora dos parêntesis são QUANTIDADES e os destacados entre parêntesis são de NÚMERO DE OPs.
Um deles mostra o total de "QTD (OPs)" selecionadas pelo usuário (destaque em vermelho). Já o outro mostra a "QTD (OPs)" geral que está sendo exibido na tela de acordo com os fitros selecionados no cabeçalho (destaque em verde).
Correção na informação do percentual de Insumos Aplicados (Clientes de Santa Catarina)
Quando o sistema estava configurado para solicitar o percentual de insumos aplicados e o usuário não informava nenhum percentual (deixando em branco), o sistema deixava de fora o item referenciado para a cobrança. De agora em diante, caso a informação seja deixada em branco, o sistema dará a mensagem avisando que algum percentual deve ser informado, mesmo que seja "0" (zero), ou seja sem insumos aplicados.
Inclusão de mensagens para direcionar o cliente em informações necessárias no gerenciamento das OPs no sistema
A fim de monitorar e auxiliar nas informações corretas de dados das facções para o GERFAC (Gerenciador Serviços Terceirizados), utilizado pelas empresas fornecedoras do serviço, foram incluídas mensagens de aviso de falta de informações necessárias na tela de Gerenciar OPs.
1) Se existirem OPs com a situação RECEBIDA, mas ainda não foram informadas as previsões de INICIO/CONCLUSÃO, o sistema vai dar o aviso abaixo, orientando o usuário a abrir a tela de Gerenciar OPs e fazer a informação necessária.
Ao clicar no botão "Gerenciar OP's" será aberta a tela de Gerenciar OPs.
Você poderá utilizar os filtros no rodapé (Legenda) para selecionar somente as OPs com situação RECEBIDA:
Daí poderá clicar na coluna "Prv. início" para classificar e identificar as OPs sem previsão:
2) Se existirem OPs com a situação RECEBIDA e com previsão informada, o sistema vai checar se a data de previsão é igual ou menor que a data atual e, caso encontre OPs ainda não INICIADAS, dará o aviso abaixo, orientando o usuário a abrir a tela de Gerenciar OPs e fazer a informação necessária.
Ao clicar no botão "Gerenciar OP's" será aberta a tela de Gerenciar OPs.
Você poderá utilizar os filtros no rodapé (Legenda) para selecionar somente as OPs com situação RECEBIDA:
Daí poderá clicar na coluna "Prv. início" para classificar e identificar as OPs que tem datas de previsão vencidas/vencendo:
3) Se existirem OPs com a situação INICIADA e a previsão de conclusão esteja com data igual ou menor que a data atual, o sistema dará o aviso abaixo, orientando o usuário a abrir a tela de Gerenciar OPs e fazer a informação necessária.
Ao clicar no botão "Gerenciar OP's" será aberta a tela de Gerenciar OPs.
Você poderá utilizar os filtros no rodapé (Legenda) para selecionar somente as OPs com situação PRODUÇÃO INICIADA:
Daí poderá clicar na coluna "Prv. conc." para classificar e identificar as OPs que tem datas de previsão vencidas/vencendo:
IMPORTANTE: Lembre-se, caso tenha utilizado os filtros do cabeçalho, use o botão "Limpar Filtros" após a conclusão dos ajustes nas OPs para trabalhar com outra seleção de filtros, isso evitará a seleção incorreta das próximas OPs.
Correção de retorno parcial na tela de Gerenciar OPs para clientes que utilizam a opção de consumo [2018021901]
Na opção do sistema de retornar as OPs através do consumo de saldos mais antigos de notas fiscais de remessa, a rotina do sistema buscava incorretamente o saldo total do retorno gerando um saldo a mais a retornar. Foi corrigida a rotina para esta situação não ocorrer mais.
Correção de finalização das OPs para clientes com bases inconsistentes [2017112827]
Na atualização da base de dados para alguns clientes mais antigos foi marcada a opção de sugerir a finalização das OPs. Para que isso seja possível, caso as datas de previsão (início/fim), sejam menores que a data de envio da OP, o sistema ajustará essas datas para ser igual a data do envio, permitindo a finalização das OPs.
Melhoria no cadastro de Contratos com dados padrões [2017060647]
Na tela de Contratos foi incluído o campo de Espécie. Este campo servirá como padrão, sendo utilizado na hora de gerar a NF, já preenchendo este campo na geração da Nota Fiscal com a informação que estiver no contrato, podendo ser alterada antes da transmissão da Nota Fiscal.
Melhoria na geração de Notas Fiscais de Devolução [2017060647]
Ao gerar uma Nota Fiscal de Devolução o sistema já vai sinalizar o tipo Devolução na geração da Nota Fiscal, não sendo necessária assim a informação/troca pelo usuário.
Na atualização da versão, o sistema já vai marcar o campo Devolução igual a "Sim" para todas as Naturezas de Operação referentes a devolução de mercadoria, ficando conforme abaixo:
Ao selecionar uma CFOP de devolução, o sistema já vai marcar a Nota Fiscal gerado como Devolução:
Melhoria na consistência na tela de Pedidos Pendentes [2017081182]
Para evitar críticas na transmissão de Notas Fiscais para a SEFAZ, foi incluída uma consistência para não permitir juntar uma CFOP de Devolução com outras CFOP Entrada/Saída (Finalidades diferentes). Caso o usuário selecione pedidos com finalidades diferentes, o sistema dará a mensagem abaixo:
Existem pedidos selecionados com finalidades (Devolução/Normal) diferentes.
Não podem ser faturados pedidos com diferentes finalidades! [SF0210]."
Correção da consistência na tela de confirmação/alteração de quantidades de retorno/cobrança [2018031365]
Para evitar uma situação em que o sistema se perdia na quantidade de peças a retornar/cobrar, pois permitia que o usuário informasse quantidades negativas, foram incluídas novas críticas no apontamento da produção e na tela de confirmação/alteração das quantidades de retorno/cobrança.
Portanto, caso se informe valores negativos em locais não permitidos o sistema dará a mensagem abaixo:
Na tela de confirmação do retorno:
Na tela de confirmação da cobrança:
Caso os dados da cobrança sejam zerados e não haja nenhum registro a cobrar da grade, dará a mensagem:
Se houverem Insumos Aplicados e a quantidade for zerada, é necessário excluir a cobrança do insumo desse mesmo registro (CTRL + Delete) para que não dê a mensagem abaixo:
Possibilidade de informar o número da FCI nos itens das Notas Fiscais Emitidas [2017102840]
Na tela de notas fiscais emitidas é possível informar o número da FCI no item da nota, possibilitando assim a transmissão dessa informação para a SEFAZ. Esta informação será incluída apenas no XML não sendo visualizada na DANFE.
Possibilidade de informar volumes no relatório de Romaneio da OP [2018011316]
No relatório de romaneio da OP foi criada uma opção de informar quantos volumes envolvem esta OP. O sistema vai gerar cópias do Romaneio variando os volumes conforme informado.
A opção de informar volumes somente estará disponível a partir da tela da OP. Ao clicar em imprimir, o sistema vai perguntar a quantidade de volumes (já virá como padrão 1). Caso o usuário altere para um número diferente a mesma informação será repetida N vezes.
Para imprimir vários romaneios iguais com controle de volumes, você deve abrir a OP:
Informar a quantidade de volumes:
O romaneio será repetido 3 vezes (1/3, 2/3 e 3/3):
Unificação das abas "Itens Produtos" e "Itens Serviços" na tela de Pedidos e Notas Fiscais Emitidas [2017102469]
Em virtude de uma simplificação necessária, as abas "Itens Produtos" e "Itens Serviços" foram unificadas em uma única aba "Itens (Produtos / Serviços)". A partir desta versão um item pode ser um produto ou um serviço, esta identificação se dá apenas pela seleção destacada de um dos campos abaixo:
Na tela de Pedidos, deve-se selecionar um PRODUTO ou um SERVIÇO para cada item:
Na tela de Notas Fiscais Emitidas, ficará assim:
IMPORTANTE: Quando o usuário selecionar um produto e depois mudar para serviço, o sistema automaticamente vai limpar os campos de produto. O mesmo ocorrerá se o usuário fizer ao contrário, selecionar um serviço e depois trocar para produto, o sistema vai limpar os campos referentes ao serviço.
Outras mudanças com reflexos em ambas as telas: 1) Os campos de ICMS foram colocados todos numa mesma aba e agrupados conforme a finalidade. 2) O "hint" de cada campo foi ajustado para mostrar o código do campo correspondente no XML e no manual da SEFAZ para a NF-e. 3) Também na grid aparecerá o campo Descrição para NF ao invés do nome do produto ou serviço.
Alteração da mensagem de bloqueio do sistema [2018020096]
Em virtude de uma simplificação necessária, a mensagem de bloqueio do sistema foi modificada. A mensagem de aviso de bloqueio vai ser mostrada na página inicial e também quando realizar transações de integrações ou transmissão de notas fiscais. Caso o sistema identifique o bloqueio deve-se verificar se há pendências financeiras (falta de pagamento). Em caso de dúvidas entre em contato com o suporte da Clipe.
Mensagem na tela principal
Mensagem ao realizar integrações / transmissão de NF
Melhorias na consulta/relatório de Notas Fiscais [2017113457,2017080326,2018011757,2017110246]
Tela de consulta:
Ajustes no filtro de clientes pessoa física na consulta de notas fiscais emitidas/fornecidas e inclusão de opção de não listar as notas fiscais estornadas/estorno deixando assim a opção para obter-se o total real das notas emitidas. Foram efetuados ajustes para agrupar os filtros referentes a cada tipo de nota Emitida/Fornecida:
Sem indicador setado:
Com indicador setado:
Relatório
Foi disponibilizado novamente no relatório de Notas Fiscais, o campo que representa o "valor líquido" da nota fiscal. Porém, para alinhar as descrições do sistema com as descrições da DANFE, adotamos o título "Vl. Tot. Itens" para o atual "Vl. Total" e "Vl. Tot. NF" para o que era conhecido como "valor líquido". Dessa forma é possível identificar valores de descontos ou outras despesas adicionadas.
Correção na tela de Títulos a Pagar (somente para clientes com módulo Financeiro) [2017080918, 2017080971, 2018022169]
Foi atualizado o nome dos campos de data para ficarem mais claros com as iniciais "Dt.". Também foi ajustado a formação dos campos de número documento, datas e valores.
Correção da informação do arredondamento das parcelas e também sua informação no arquivo XML [2017112138,2017112127,2017071293]
Quando o sistema calculava as parcelas, informava incorretamente no arquivo XML os totais das parcelas e valor líquido. Foi corrigido esta situação e agora os valores estão corretos nas parcelas e nos totais do XML, sendo se os valores de arredondamento, caso seja necessário (Qtd.Parcelas X Vlr.Parcela <> Vlr.Total), são lançados na primeira parcela. Foi alterado também para somente lançar no XML o grupo duplicata quando o tipo de pagamento for Duplicata (14), conforme orienta a SEFAZ.(Eliminado NT 2016.002 v1.50)
Melhoria nas opções de envio de arquivos XML/PDF da Notas Fiscais [2017110525]
Na tela de Enviar / Exportar NF's para o Contador, foram unificados alguns botões existentes e criado opções conforme destacado para permitir que o usuário escolha se ele quer enviar os arquivos XML e/ou PDF. Também foi incluído um campo com o endereço para o envio, sendo que já vem preenchido com o endereço cadastrado do contador. Todavia, caso o usuário deseje alterar o endereço antes de enviar é possível. Por exemplo, ele pode querer enviar para um cliente alguns XML/PDF não recebidos por problemas na recepção dos arquivos. Foram incluídas informações no texto do e-mail enviado, que agora contém o período que o usuário escolheu para enviar os arquivos XML/PDF.
Exemplo dos dados acrescentados no e-mail:
IMPORTANTE: Se for informado um outro endereço de e-mail isso não altera em nada o e-mail padrão. Quando de um novo envio, o sistema vai voltar a colocar o endereço do contador que está no cadastro da empresa.
Melhoria no cadastro de Ordens de Produção [2018040662]
Na tela de Ordens de produção foi incluído o campo "Agrupador" para que se possa identificar as ordens de produção agrupadas quando necessários (Ex. Período de produção "2018-04").
ALTERAÇÕES EFETUADAS NO SISTEMA PARA SE ADEQUAR AS NOVAS EXIGÊNCIAS DA NF-e 4.0
Criação do campo de presença do consumidor padrão [2017100604]
Criada a opção de informar a presença padrão no cadastro da Empresa, sendo que essa informação é usada ao gerar a Nota Fiscal.
Na atualização da versão este campo receberá o valor padrão 9 (Operação não presencial, outros). É importante que você confirme qual a opção que melhor se aplica no caso de sua empresa. Caso deseje alterar a opção padrão, pode fazer isso no cadastro de Empresas. Quando da geração da Nota Fiscal o sistema vai colocar a opção padrão e, caso seja necessário, você ainda poderá alterar essa informação antes de transmitir a Nota Fiscal.
IMPORTANTE: Quando a Nota Fiscal for de estorno (ajuste) o sistema colocará automaticamente "0" (Não se aplica) conforme orienta o manual da SEFAZ.
Criadas novas modalidades de frete [2017092038, 2018040808]
Para comportar as novas modalidades de frete o tipo do campo foi alterado para uma lista de seleção tanto no cadastro de Contratos como na tela de Notas Fiscais Emitidas. Os dados serão gravados conforme os códigos fornecidos no manual da SEFAZ. Os dados já existentes serão convertidos na atualização da versão.
No cadastro de contratos:
Na tela de Notas Fiscais Emitidas:
IMPORTANTE: Em virtude de a SEFAZ não permitir mais a informação de Placa/UF para operações interestaduais, na atualização para a versão 4.0, o FATSERV vai verificar se existem dados parametrizados nos contratos de clientes interestaduais e vai limpar os dados de "Placa do Veículo" e "UF" a fim de não ocorrerem críticas na transmissão de NF-e. Caso a SEFAZ de sua UF indique que os dados também não devem ser informados para operações estaduais, esta alteração deverá ser feita manualmente.
Criados os tipos (formas) de pagamento conforme legislação [2017081611, 2018040237, 2018040717]
No cadastro de Contratos foi criado o campo de Tipo (forma) de Pagamento padrão para atender a exigência. Outros campos foram movidos da aba Dados adicionais para a aba Principal a fim de dar mais clareza a tela. Destacamos abaixo os campos que foram realocados nas abas:
IMPORTANTE:
- Na atualização para a versão 4.0, o FATSERV vai colocar por padrão a forma de pagamento "Outros", mantendo a impressão das parcelas no DANFE na área "Fatura/Parcela" (Acrescentado NT 2016.002 v1.50). Com isso não serão mais colocadas as parcelas na área "Fatura/Duplicata" do DANFE, sendo impressas nas "Informações Complementares", conforme abaixo (Eliminado NT 2016.002 v1.50):
- Caso o cliente deseje que as parcelas ainda sejam tratadas como "Duplicata" e impressas na área "Fatura/Duplicata" do DANFE, deve alterar manualmente nos contratos o campo "Tipo de Pagamento". A SEFAZ em suas notas técnicas para a NF-e, informou que somente o tipo "Duplicata" deve ter as parcelas no campo "Fatura/Duplicata" do DANFE. Portanto, caso não seja o seu caso, avalie o risco fiscal de usar esta opção. (Eliminado NT 2016.002 v1.50)
Na tela de Pedidos foi adicionado também o campo Tipo de Pagamento. Ele será preenchido automaticamente conforme já é preenchido o campo de Condição de Pagamento.
IMPORTANTE: Em virtude das alterações descritas acima não será mais permitido juntar pedidos com "Condição de Pagamento"/"Tipo de Pagamento" diferentes.
Na tela de Notas Fiscais Emitidas o campo também foi adicionado, junto com outros campos necessários para atender a legislação. Todos os campos (Tipo de Pagamento, Valor, Troco, Cartão, Tp. Int.) podem ser alterados de acordo com a necessidade antes da transmissão da Nota Fiscal. Na geração da Nota Fiscal já serão criados os dados necessários para envio no XML e os dados são checados pela SEFAZ, que retorna crítica caso algum dos dados esteja incorreto.
IMPORTANTE: Caso um ou mais itens do pedido não gerem cobrança, será gerado um registro com o valor da diferença e o tipo de pagamento 90 (sem pagamento). Esse será o caso, por exemplo das notas de retorno e cobrança juntos. Veja como fica abaixo para um caso de uma NF no valor total de R$ 662,24, mas somente R$ 50,00 é de cobrança, em 2 parcelas:
Ajustes na tela de Produtos e Pedidos conforme legislação [2017102759, 2017081611]
No cadastro de Produtos alguns campos não utilizados foram removidos e foram feitos ajustes no posicionamento de alguns campos para dar maior clareza. Alguns campos novos foram criados atendendo a legislação, conforme destacados:
- Cd. Benef. Fiscal na UF: Código de Benefício Fiscal utilizado pela UF, aplicado ao item. Obs.: Deve ser utilizado o mesmo código adotado na EFD e outras declarações, nas UF que o exigem.
- Escala Relevante: Indicador de Produção em escala relevante, conforme Cláusula 23 do Convenio ICMS 52/2017: S - Produzido em Escala Relevante; N – Produzido em Escala NÃO Relevante. Nota: preenchimento obrigatório para produtos com NCM relacionado no Anexo XXVII do Convenio 52/2017.
- CNPJ do Fabricante: CNPJ do Fabricante da Mercadoria, obrigatório para produto em escala NÃO relevante Se informado deve ser com 15 posições iniciando com um "0".
IMPORTANTE:
- Em virtude da validação do CEST por parte da SEFAZ, adotou-se o CEST 2805900 nos NCMs utilizados em serviços (61179000/62179000). Caso existam outros serviços cadastrados com diferentes NCMs, deve-se atualizar manualmente com os códigos de CEST cabíveis.
- Na geração de pedidos que utilizarem a tabela de serviços para posterior emissão de notas fiscais, será adotado o padrão de informar o campo "Escala Relevante" como SIM, a fim de evitar a necessidade de preencher campos adicionais.
- No caso dos produtos que contenham CEST, na atualização da versão para 4.0, o sistema assumirá o padrão de informar o campo "Escala Relevante" como SIM.
- No caso de produtos existentes na base do sistema, que requeiram informação do CEST, e este não esteja informado, quando da inclusão deste em algum pedido o sistema requererá o CEST caso tenha mais de um, ou sendo único assumirá o constante na tabela da SEFAZ para o NCM. Novamente adotará o padrão de informar o campo "Escala Relevante" como SIM.
- Quando da importação de um XML, caso o mesmo possua as "tags" de CEST/Escala Relevante/CNPJ Fabricante, o FATSERV carregará estas informações e utilizará na geração de notas de retorno. Caso não existam estes dados, e os mesmos sejam exigidos pela SEFAZ, haverá critica na transmissão da Nota Fiscal, e o usuário deverá complementar os dados no pedido antes de gerar a Nota Fiscal.
- Para os clientes que fazem retorno e cobrança tendo por base dados recebidos por integração com o GERFAC o FATSERV assumirá o que vier informado pelo fornecedor do serviço. Caso não venham por integração e os mesmos sejam exigidos pela SEFAZ, haverá critica na transmissão da Nota Fiscal, e o usuário deverá complementar os dados no pedido antes de gerar a Nota Fiscal.
Caso esteja utilizando algum dos campos da aba "Campos Obsoletos", você deve entrar em contato com o suporte da Clipe para verificar essa utilização, pois numa versão futura estes campos estão previstos para serem eliminados. O campo de "Nome do Produto" apesar de poder conter dados, foi substituído pelo campo "Descrição" na aba principal em todos os seus usos dentro do sistema.
Na tela de Pedidos os campos novos campos também foram incluídos e podem ser alterados conforme a necessidade e de acordo com a legislação:
Para as situações de Substituição Tributária com informações referentes ao Fundo de Combate à Pobreza, deve-se informar os dados na aba ICMS dos Itens Produtos/Serviços conforme a necessidade. Os campos criados foram:
- Percentual do ICMS relativo à FCP (pFCP)
- Valor da base de cálculo do FCP (vBCFCP)
- Valor do ICMS relativo ao FCP (vFCP)
- Valor da base de cálculo do FCP (vBCFCPST)
- Percentual do FCP retido por substituição tributária (pFCPST)
- Valor do FCP retido por substituição tributária (vFCPST)
- Alíquota para consumidor final (pST)
- Valor base de cálculo do FCP na UF de destino (vBCFCPUFDest)
Para verificar o que deve ser informado você deve contatar o seu contador.
As informações principais referentes ao Fundo de Combate a Pobreza (FCP) vão constar na DANFE:
Ajustes nos endereços dos Webservices de transmissão/recepção de NFe conforme a UF[2017104478]
Foram alterados os endereços dos Webservices conforme a UF para os novos endereços de transmissão de Notas Fiscais Eletrônicas na versão 4.0.
Outros ajustes e melhorias que não impactavam na operação e fazem parte desta versão (Detalhes para equipe de suporte registrados nos chamados):
Ajuste na rotina de criação de novo CNPJ para não dar erro para uma base que tenha mais de um código de serviço duplicados [2017080719]
Quando não existe grade em uma OP o sistema dava erro ao clicar em informar produção TOTAL. Agora dá o aviso: "Não há grade para informar produção nessa OP. [CP0010]" [2017020951]
Ajuste na emissão da Carta de Correção Eletrônica (CCe) para mostrar apenas a data no relatório e não a data e hora; outros ajustes na rotina de mensagens [2017081909, 2017080980]
Ajuste na rotina de verificação de campos em branco. Como exemplo na tela de pedidos quando deixava o campo de complemento "em branco" o sistema deixava salvar. Foi alterado para acusar tanto "null" como brancos (como já é nos registros principais). [2017100456,2017111086]
Ao gerar o pedido avulso a pesquisa na lupa estava com funcionamento diferente da pesquisa pela seta, não preenchendo alguns campos. Feito ajuste para que as informações sejam preenchidas da mesma forma. [2017102106]
Ajustes e correções na tela de Pedidos: Cores das mensagens; Situação do pedido em caso de Estorno, agora fica como Cancelado. [2017061640, 2017070785]
Ajustes e correções na tela de Notas Fiscais Emitidas: Impedir a exclusão de eventos transmitidos e aceitos; Problemas ao usar o botão "Transmitir"; Limpar mensagens antigas; Incluído o campo para sinalizar novo envio do e-mail da NF-e, sendo alterado apenas pelo usuário "Master". [2017111590, 2017102880, 2017080980, 2017111511]
Ajustes para não bloquear o campo de usuário quando do comando "Alt+Enter". Dessa forma, caso seja necessário, pode-se alterar o usuário não precisando fechar o sistema. [2016112326]
Ajustes ao defazer a associação entre o pedido e a Nota Fiscal de remessa. Não estava fazendo permitindo inclusão/alteração de itens. [2018021322]
Ajustes dos parâmetros de sugestão de finalizar as OPs. Em alguns casos nao era possível finalizar algumas OPs mais antigas por que a data de previsão de início/fim eram anteriores a data de envio da OP. [2017112827]
Ajustes na tela de Nota Fiscal Fornecedor para não permitir exclusão de itens da nota, pois alguns clientes estavam fazendo isso inadvertidamente. [2017121065]
Ajustes no arquivo de integração de notas fiscais de retorno para corrigir situação em que retornava "nulo" na data de emissão para clientes do estado de Goiás. [2017091784]
Ajustes para efetuar a limpeza dos romaneios de Ordens de Produção na situação CANCELADA conforme parâmetros de dias da última atualização da OP. [2017101108]
Incluído opções no Gerenciador de Base para as situações de inconsistências da base ou quando é necessário fazer um backup da base em modo de segurança. [2017113178]
Incluído controles que impedem apontamentos de Ordens de Produção que foram suspensas pelo fornecedor até que se retire a suspensão. [2017081166]
Incluído rotina de limpeza de caracteres 13/10 (enter) e também aspas simples (') e dupla (") dos campos tipo "varchar" evitando assim erro nas integrações do Conector GERFAC x FATSERV. [2017081497]
Ajustes na tabela de CEST para incluir código criados desde a última atualização e também informar CEST em todos os produtos constantes no convênio 92/2015. [2018021329, 2017102446]
Ajustes na utilização de variáveis na emissão de notas fiscais para evitar que a data de saída fique "nula". [2017103941]
Ajustes na ordenação dos campos na tela principal das notas fiscais emitidas. [2018011968]
Ajustes na tela de Escolher CFOP de Estorno/Retorno (SF0530) para não pedir mais uma vez se deseja gravar quando clicar no botão "Gravar e Fechar". [2018011420]
Ajustes na rotina de importação de notas fiscais fornecedor: 1) permitir importação de várias notas ao mesmo tempo; 2) implantar clientes isentos de ICMS; 3) implantar produtos com unidade medida com tamanho maior que 5 posições, truncando. [2018023370,2017080504,2017121181]
Ajustes na integração do GERFAC x FATSERV para carregar o NCM como campo texto ficando com preenchimento de 8 zeros ao invés de 1 zero, evitando erros na transmissão. [2017100913]
Ajustes no inventário de várias notas fiscais, pois o sistema não atualizava a parte dos itens das notas ao navegar entre as notas fiscais selecionadas para inventariar. [2017100860]
Testes foram efetuados para a transmissão com os novos padrões da SEFAZ (TLS 1.2) e para sistemas operacionais anteriores ao Windows-7 não será possível transmitir e nos sistemas operacionais posteriores ao Windows-7 (inclusive), deve estar marcado o padrão TLS 1.2 no Internet Explorer. [2017092045]
Ajustes nas informações de aproveitamento de crédito de ICMS para empresas que utilizam CST 90 e CSOSN 900 evitando rejeição pela SEFAZ. [2015090907, 2018030836]
Ajustada geração do XML para se adequar a NT 2017_001: "Para produtos que não possuem GTIN, utilizar a informação de "SEM GTIN"". Se o produto não tiver GTIN o sistema colocará a expressão descrita. [2017120504]
Ajustado a rotina de importação para criar as pastas corretamente e a rotina de exportação para pegar os arquivos das pastas corretas. O sistema deve criar a pasta nfe_recebidas\ano do XML ao importar o XML e ao usar a opção de exportar não deve dar erro. [2018031650]
Ajustes na mensagem da tela Consulta Fluxo de Caixa, a última linha da mensagem de alerta estava incompleta. [2017080916]
Ajustes na rotina que gera o nome do arquivo PDF para enviar anexo no e-mail. [2018031715]
Correção na tela de Pedidos, pois ao gerar o pedido avulso havia uma diferença no preenchimento dos campos dependendo da opção de seleção "seta" ou "lupa". Em uma determinada situação o sistema não preenchia a condição de pagamento. Esta situação foi corrigida e agora em ambas as opções o sistema preenche os campos padrões automaticamente. Também ao se alterar um item serviço o sistema deixava salvar com o complemento em branco, agora o sistema acusa. [2017102106, 2017100456]
Ajustes na rotina de Retorno de Notas Fiscais pela forma de consumo sem romaneio, para buscar a unidade de medida da Nota Fiscal de Fornecedor e não do cadastro de produto [2018032406]
Ajustes nas rotinas de geração de Notas Fiscais para minimizar o bloqueio de tabelas ao gerar uma nota fiscal. O sistema vai ficar aguardando a liberação das tabelas por parte de outro usuário. Em alguns casos, haverá uma mensagem ao lado do campo da versão no rodapé: "Aguardando transação de outro usuário..." [2018032305]
Ajustes nas integrações para eliminar um tratamento incorreto nos produtos com letras no código. [2017090696]
Correção do campo saldo inicial da tela de consulta Fluxo de Caixa, pois estava ficando sempre o mesmo nao importando qual conta corrente selecionasse. [2018040653]