Para exemplificar a utilização do módulo Financeiro, faremos um exemplo prático do que pode ser cadastrado nas diversas telas deste módulo. Detalhes sobre o funcionamento específico de cada tela podem ser obtidos nos demais itens do manual aonde estão detalhadas.


IMPORTANTE: Os dados citados abaixo são somente um exemplo de utilização.


1 - Criação da Conta Corrente


Acesse o menu Cadastros -> Conta Corrente.  Utilize os botões para incluir, excluir, gravar e navegar.  Informe os dados da conta:




2 - Criação do Plano de Contas


Exemplo:


Plano de Contas - ( Pagar / Receber )


Produção (Centro de Custo)

Materia Prima ( Conta Fluxo - Débito )

       Linhas

       Fios

       Malha

Manutenção ( Conta Fluxo - Débito  )

               Eletricista

               Encanador

               Pedreiro

Financeiro (Centro de Custo)

Impostos ( Conta Fluxo - Débito )

       ICMS

       IPVA

       DPVAT

       PIS / COFINS

Contas Mensais ( Conta Fluxo - Débito )

       Luz

       Agua

       Telefone

       Aluguel

Recebimentos Diversos ( Conta Fluxo - Crédito )

       Venda de Resíduos


Para implementar o controle do Plano de Contas acima, tem necessidade de criar:


2 Centros de custo 

Produção

Financeiro


4  Contas Fluxo de Caixa

       Matéria Prima ( Débito )

       Manutenção ( Débito )

       Impostos ( Débito )

       Contas Mensais ( Débito )

       Recebimentos Diversos ( Crédito )


* Contas Crédito - Lançamentos de contas a receber

* Contas Débito  - Lançamentos de contas a pagar



3 - Criação de centros de custo


Acesse o menu Tabelas -> Centros de Custo. Utilize os botões para incluir, excluir, gravar e navegar.



4 - Criação das contas fluxo de caixa


Acesse o menu Tabelas -> Fluxo de Caixa. Utilize os botões para incluir, excluir, gravar e navegar.



Informe:

Código: Código (sequencial)

Descrição: Descrição da conta

Sigla: Abreviação

Credito/Debito: Vai definir se a conta estará visível no contas a pagar ou receber


5 - Lançamento de Títulos a Receber


Acesse o menu Movimentos -> Títulos a Receber. Utilize os botões para incluir, excluir, gravar e navegar.



Informe:

Contrato: Localize o cliente

Nr do Documento: Documento

Parcela: Quantas parcelas serão geradas

Vencimento: Data de Vencimento

Valor Total: Valor Total que será dividido entre as parcelas 

Fluxo de Caixa p/ Pagamento: Conta fluxo para o pagamento

Fluxo de Caixa p/ Pagamento de Juros: Conta fluxo para os juros do pagamento

Situação: Automático



6 - Baixa de Título a Receber


Acesse o menu Movimentos -> Títulos a Receber.

Localize o título a ser baixado. Utilize a pesquisa ( )

Clique no botão ( )


Informe os campos: valor, juros, abatimento.


Selecione a [Conta corrente]


Informe o histórico ( opcional )



Salve as informações.


Assim que a baixa for gravada, o campo [situação] será ajustado conforme a situação atual do lançamento.



7 - Lançamento de Títulos a Pagar


Acesse o menu Movimentos -> Títulos a Pagar. Utilize os botões para incluir, excluir, gravar e navegar.



Informe:

Fornecedor: Localize o fornecedor

Nro Documento: Documento

Data Emissão: Data de emissão

Data Vencimento: Data de vencimento

Valor Total: Valor Total que será dividido entre as parcelas 

Parcelas: Quantas parcelas serão geradas

Observação: Informações adicionais ( opcional )


Salve as informações.


Ao gravar o título o sistema solicitará para que seja feito o rateio do título entre as contas Fluxo de Caixa.




Clique em [Sim] ou clique na aba [Rateio]

Clique no botão ( ) para incluir um centro de custo no rateio do título.


Informe a conta [Fluxo de Caixa] e o [Centro de Custo]


Informe o rateio. Isso pode ser feito em VALOR ou em PERCENTUAL.



Repita o processo até que todos os centros de custo estejam lançados.


DICA: Não é possível fazer alterações direto na GRID, mas apenas nos campos respectivos na parte de baixo da tela.


8 - Baixa de Título a Pagar


Acesse o menu Movimentos -> Títulos a Pagar. Localize o título a ser baixado.



Informe a data de pagamento


Selecione a Conta Corrente


Informe: Desconto, acréscimo, observação (opcionais )


Salve as informações.


9 - Lançamento de Movimento de Caixa


Acesse o menu Movimentos -> Movimento de Caixa. Utilize os botões para incluir, excluir, gravar e navegar.


Conceitos importante sobre Movimentos de Caixa:


      • O movimento de caixa é um lançamento imediato no caixa sem gerar um título a ser baixado. 


      • O que determina se o lançamento será um DÉBITO ou um CRÉDITO é a conta FLUXO DE CAIXA a qual está ligada a um tipo específico de lançamento ( débito / crédito ). 


      • A informação no campo "Data do Movimento", indica o vencimento do mesmo, ou seja, quando este movimento será considerado nas consultas de acordo com esta data.


Clique no botão ( ) para criar um movimento de caixa




Informe:

Cliente / Fornecedor: Cliente ou fornecedor

Nro Documento: Número do documento

Tipo de Documento: Tipo de documento ( cupom, recibo, nf, etc...)

Data do Movimento: Data do lançamento

Valor: Valor do lançamento

Conta Corrente: Conta corrente

Fluxo de Caixa: Conta fluxo de Caixa

Centro de Custo: Centro de custo (setor )

Histórico: Observações ( opcional )


Salve as informações.


10 - Consulta de Despesas


Acesse o menu Consultas -> Despesas


Informe os filtros e clique no botão [Pesquisar].




Clique no botão [Imprimir]



Veja que os lançamentos são quebrados de acordo com o rateio informado.


O relatório poderá também ser exportado para Excel.


11 - Consulta Fluxo de Caixa


Acesse o menu Consultas -> Fluxo de Caixa


Informe os filtros e clique no botão [Pesquisar]



Fique atento as marcações:


Tipo: Informe se é PAG ( pagar ) REC (receber ) ou MOV ( movimento de caixa )

Sit.: Informa se é REA ( realizado / quitado ) ou PRE ( previsão / aberto )

C/D: Informa se é um C ( crédito ) ou D ( débito ).


* Lembrete: Para uma informação mais apurada, informe o saldo inicial da conta corrente antes da consulta.


Algumas explicações sobre os dados desta consulta:


      • Parâmetros: C.CORRENTE / PERÍODO (VENCTO) / SITUAÇÃO: Previsto / Realizado.
      • Tipo (Tipo de Movimento): MOV=Movimento de Caixa / REC=Títulos à receber / PAG=Títulos à pagar.
      • Sit.: REA (Realizado) / PRE (Previsto).
      • C/D: C=Crédito (Títulos à receber e Movimentos de Caixa a Crédito) / D=Débito (Títulos à pagar e Movimentos de Caixa a Dédito).
      • Totais:

RECEITAS: Tudo que for crédito: títulos a receber e movimentos de caixa à crédito;

DESPESAS: Tudo que for débito: títulos a pagar e movimentos de caixa à débito;

SALDO INICIAL: calculado levando em conta o Saldo Inicial da C.CORRENTE MAIS os créditos e MENOS os débitos desde a data do saldo inicial até a data anterior ao período escolhido;

SALDO FINAL: calculado levando em conta o Saldo Inicial em tela MAIS os créditos e MENOS os débitos do período escolhido.

      • Legenda:

REALIZADO: Movimentos de caixa a crédito/débito com data de movimento até a data atual e títulos a Receber/Pagar para os quais foram informados movimentos nas telas devidas;

PREVISTO: Movimentos de caixa a crédito/débito com data de movimento em D+1 e títulos a Receber/Pagar para os quais não foram informados movimentos nas telas devidas.

      • Quando não for informado Período ou o início do Período informado seja anterior a um dos saldos das contas correntes selecionadas o sistema alertará conforme abaixo:


Atenção: O saldo inicial não será calculado. [SF0590]

Possíveis causas: [SF0590]

 1) Não foi escolhida uma data inicial para a consulta; [SF0590]

 2) A data inicial escolhida para a consulta é inferior a data inicial do saldo de alguma das contas correntes cadastradas e/ou selecionadas; [SF0590]

 3) Alguma das contas correntes cadastradas e/ou selecionadas, data e saldo inicial informado.  [SF0590]


12 - Consulta Títulos / Movimentos


Acesse o menu Consultas -> Títulos/Movimentos


Informe os filtros e clique no botão [Pesquisar]


A consulta poderá ter apenas um tipo de movimento ( Pagar, Receber Mov.Crédito, Mov.Débito )


Selecione qual tipo de lançamentos deverão ser ser listados: ( Quitado, Em aberto, Cancelado ).




Atente ao fato que a situação mostra o estado atual do movimento ( quitado / aberto ) e a cor identifica outras informações importantes.


Clique no botão [Imprimir]



Veja que diferente da consulta de Despesas, esta consulta não quebra por rateio nem agrupa por conta Fluxo de Caixa.



Outros funções:


  • Opção de baixar vários títulos a receber/à pagar de uma só vez


Para permitir a seleção de vários títulos na tela de Consulta de Títulos (SF0660) e sua baixa foi criado um botão "Baixar" que vai abrir uma tela para seleção da Conta Corrente e depois baixar todos os títulos a receber/pagar que estiverem selecionados. Ao fim da ação ele vai executar a consulta novamente.


       Selecione os títulos que deseja baixar, lembrando que todos eles serão lançados em uma única "Conta Corrente", portanto selecione somente títulos que deseje lançar na mesma conta corrente: 


               



       Após selecionar os títulos que deseja baixar, clique no botão "Baixar" e confirme com "Sim" na mensagem abaixo:


               



       Após isso, terá que referenciar a "Conta Corrente" aonde serão creditados/debitados os títulos: 


               


       Selecione a "Conta Corrente" e clique em "OK". O sistema procederá a baixa dos títulos conforme mensagem abaixo: