Acesse Tabelas 🡪 Condições de pagamento. 


  • Verifique se já não existe uma Condição de pagamento com as características que você deseja. 


IMPORTANTE: Se encontrar uma condição de pagamento conforme deseja, não será necessário cadastrar uma nova.


  • Caso não encontre uma condição de pagamento conforme deseja, clique no botão para inserir um novo registro () e preencha os campos de acordo com os dados abaixo:

    • Descrição: Digite uma descrição da condição de pagamento para encontrá-la facilmente nas demais telas onde será necessário selecioná-la (Ex.: À vista, 30/60/90, 15 Dias, etc...).
    • Qt. parcelas: Quantidade parcelas da condição de pagamento ou 1 para parcela única.
    • Dia ATÉ o 1° vencimento: Informe em quantos dias deve ser o vencimento da primeira parcela.
    • Dia DO 1º vencimento: Esta opção serve para fixar o primeiro dia do vencimento em um dia específico do mês, podendo ser entre 01 e 28. Esta opção não pode ser utilizada junto com a opção “Dias ATÉ o 1º vencimento”, somente uma das duas pode ser utilizar para cada condição de pagamento.
    • Dias entre Parcelas: Quantidade de dias entre o vencimento das parcelas ou deixe em branco para uma parcela.


  • Ao terminar o cadastro, clique no botão salvar ().


  • Segue um exemplo de como ficaria o cadastramento de uma Condição de Pagamento de duas parcelas com vencimento para 30/60 dias:





  • Para utilizar a nova condição de pagamento criada pode-se inseri-la no contrato. Para isso acesse o menu: Cadastros 🡪 Contratos.


  • Encontre o contrato da empresa que deseja alterar a condição de pagamento.


  • Ao encontrar o contrato desejado, altere o campo Condição de Pgto:



  • Ao terminar a alteração, clique no botão salvar (). Após essa alteração todos os pedidos gerados para este cliente ficarão com a condição de pagamento selecionada no contrato.


  • É possível também alterar a condição de pagamento no pedido, mas nesse caso terá que fazer para cada pedido gerado, veja abaixo: