Utilizar Condições de Pagamento
Acesse Tabelas 🡪 Condições de pagamento.
- Verifique se já não existe uma Condição de pagamento com as características que você deseja.
IMPORTANTE: Se encontrar uma condição de pagamento conforme deseja, não será necessário cadastrar uma nova.
- Caso não encontre uma condição de pagamento conforme deseja, clique no botão para inserir um novo registro () e preencha os campos de acordo com os dados abaixo:
- Descrição: Digite uma descrição da condição de pagamento para encontrá-la facilmente nas demais telas onde será necessário selecioná-la (Ex.: À vista, 30/60/90, 15 Dias, etc...).
- Qt. parcelas: Quantidade parcelas da condição de pagamento ou 1 para parcela única.
- Dia ATÉ o 1° vencimento: Informe em quantos dias deve ser o vencimento da primeira parcela.
- Dia DO 1º vencimento: Esta opção serve para fixar o primeiro dia do vencimento em um dia específico do mês, podendo ser entre 01 e 28. Esta opção não pode ser utilizada junto com a opção “Dias ATÉ o 1º vencimento”, somente uma das duas pode ser utilizar para cada condição de pagamento.
- Dias entre Parcelas: Quantidade de dias entre o vencimento das parcelas ou deixe em branco para uma parcela.
- Ao terminar o cadastro, clique no botão salvar ().
- Segue um exemplo de como ficaria o cadastramento de uma Condição de Pagamento de duas parcelas com vencimento para 30/60 dias:
- Para utilizar a nova condição de pagamento criada pode-se inseri-la no contrato. Para isso acesse o menu: Cadastros 🡪 Contratos.
- Encontre o contrato da empresa que deseja alterar a condição de pagamento.
- Ao encontrar o contrato desejado, altere o campo Condição de Pgto:
- Ao terminar a alteração, clique no botão salvar (). Após essa alteração todos os pedidos gerados para este cliente ficarão com a condição de pagamento selecionada no contrato.
- É possível também alterar a condição de pagamento no pedido, mas nesse caso terá que fazer para cada pedido gerado, veja abaixo: