Gerenciar OPs - Apontamentos de Produção
Através desta tela você poderá gerenciar a sua produção, sabendo como está a situação das OPs (Ordens de Produção). O sistema trabalha com cores para facilitar a identificação e também oferece diversos filtros para que você possa encontrar facilmente uma OP ou referência.
IMPORTANTE: Os procedimentos descritos abaixo servem para OPs criadar por você e não para OPs recebidas por integração com o GERFAC. As OPs recebidas por integração seguem um procedimento específico para cada empresa fornecedora. Se tiver dúvidas entre em contato com o Suporte da Clipe.
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Os passos descritos abaixo devem ser feitos conforme o andamento da produção dentro do prestador de serviço. Por exemplo, fazer o “1° PASSO – Indicando recebimento”, logo que Receber a Mercadoria. Depois que tiver uma previsão de início e conclusão fazer “2° PASSO – Indicando previsões de início e conclusão das OP’s”, e assim por diante. Dessa forma você terá um controle de sua produção de acordo com o andamento dela.
Você pode utilizar qualquer filtro que deseje dos campos destacados em vermelho. Pode ser digitado somente parcialmente os dados nos campos de filtro, menos no campo “NF Rem.”, que não pode ser digitado parcialmente. Caso, não apareça conforme deseja, verifique se há algum outro filtro aplicado, ou clique no botão “Limpar filtros” e informe novamente os parâmetros.
IMPORTANTE: Caso você não informe nenhum dos filtros, o sistema trará TODAS AS OP’s que estão como “Não Finalizadas”. Se desejar consultar alguma OP já Finalizada, será necessário trocar o filtro da “Situação” para “Finalizada”.
1. Indicando Recebimento
- Neste primeiro passo, você vai informar sobre o recebimento das OP’s. Essas datas são importantes, pois serão atualizadas na Brandili que terá uma previsão de quando as peças estarão prontas.
- Para selecionar todas as OP’s, clique em ou selecione por clicar no quadro de seleção situado a extrema esquerda:
- Depois de marcar as OP’s que deseja, clique em “Recebida” ( )
IMPORTANTE: A informação será salva em TODAS AS OP’s SELECIONADAS:
- Ao clicar neste botão, abrirá um quadro perguntando se “A(s) OP(s) foi(ram) recebida(s) sem problemas”. Se desejar controlar os problemas para posterior consulta você deve cadastrar conforme descrito no item Tipos de Problemas / Defeitos
- Ao clicar na opção “NÃO” será exibido a seguinte mensagem:
- Quando clicar abrirá a seguinte tela:
- No campo “Problemas encontrados” iremos informar o defeito da OP. Utilize para isso os botões para inserir e excluir problemas ()
- Caso voce confirme que a OP veio sem problemas aparecerá uma tela de LOG que informará o que o sistema fez:
- Caso as mensagens não informem nenhum problema, clique em OK, caso contrário verifique o erro e corrija.
- Observe que a cada informação que você faz nas OP’s o campo situação muda de cor, isso facilita a administração do que está em cada fase:
2. Indicando Previsão de Início e Conclusão das OPs
- Agora vamos informar as datas de previsão de início e conclusão da produção das OPs. Essas datas são importantes, quando informadas podem organizar a sua produção e também permite que você forneça com maior rapidez informações aos seus clientes.
- Depois de marcar as OP’s clique em “Previsão” ()
- Ao clicar neste botão, abrirá dois campos para você informar as previsões de início e conclusão da produção das OP’s selecionadas. Após selecionar as datas clique no botão “Gravar” ().
IMPORTANTE: A informação será salva em TODAS AS OP’s SELECIONADAS:
- Confirme no botão ().
- Ao Gravar aparecerá a mensagem:
- Clique em OK.
3. Indicando em qual célula é programado fazer a(s) OP(s).
- Agora vamos informar em que célula de produção você planeja fazer as OPs selecionadas.
IMPORTANTE: A informação será salva em TODAS AS OP’s SELECIONADAS
- Depois de marcar as OP’s para as quais deseja atribuir uma célula de produção, clique em “Células” ()
- Ao clicar neste botão, abrirá a tela para você pesquisar as Células de Produção:
- Selecione a Célula para a qual deseja atribuir a(s) OP(s) selecionada(s) e clique em [OK]
- Aparecerá a tela de log informando o que foi feito. Confira e clique em [OK]:
- Após isso você verá na tela principal a Célula atribuída
4. Indicando o Início da Produção das OPs
- Depois de marcar as OP’s clique em “Iniciar” () para indicar que você iniciou a produção das OP’s selecionadas, ao fazer isso surgirá a mensagem abaixo:
IMPORTANTE: A informação será salva em TODAS AS OP’s SELECIONADAS:
- Clique em SIM. Após isso aparecerá a mensagem:
- Observe que novamente que a cor das OP’s mudará para [AMARELA].
5. Informando Produção das OPs
- Ao informar a produção das peças existem duas maneiras para realizar este procedimento.
1) Para informar a produção parcial, selecionar a(s) OP(s) e clicar no botão “Grade” (). Ao clicar será exibida a seguinte tela:
- Informe as peças Produzidas (“Boas”), Falhadas ou Incompletas para cada um dos tamanhos. Isso poderá servir de informação para o seu cliente.
- Por fim clique em .
- Repita o mesmo processo para as outras OPs .
2) Se as peças foram 100% produzidas (sem peças falhadas ou incompletas), podemos informar a produção da seguinte forma:
- Depois de marcar as OP’s que deseja, clique em “Total” () para indicar que você produziu todas as peças das OP’s selecionadas:
- Quando clicar irá aparecer a mensagem:
- Clique em “SIM”, para informar que o sistema faça automaticamente a informação da quantidade total das OP’s como produzidas.
- Assim aparecerá a seguinte mensagem:
- Clique em “OK”.
6. Informando Conclusão da Produção das OPs
- Depois que todos os lançamentos de produção serem feitos com sucesso e nas quantidades totais, pode-se concluir a OP por clicar em “Concluir” ()
- Ao clicar aparecerá a seguinte mensagem:
IMPORTANTE: A informação será salva em TODAS AS OP’s SELECIONADAS:
- Clique em “SIM”.
- Ao clicar aparecerá a seguinte mensagem:
- Clique em “OK”.
- Observe que agora todas as OP’s ficaram na cor [VERDE] e você poderá ver no rodapé que o campo “Qt. Produzida” foi preenchido com o total de cada Cor/Tamanho para cada OP selecionada.
7. Finalizando as OPs
- Depois de concluirmos os passos acima, a fim de manter organizada a tela de Consulta de OP’s, você deverá finalizar a OP’s.
- Este processo é irreversível e deverá ser feito após despachar totalmente as OP’s selecionadas.
- Selecione as OP’s que deseja finalizar e clique em “Finalizar” ()
IMPORTANTE: A informação será salva em TODAS AS OP’s SELECIONADAS:
- Agora, tenha certeza de que é isso que você deseja fazer e clique em “SIM”:
- Quando clicar será exibido a seguinte tela:
IMPORTANTE: Após finalizadas as OPs ainda continuam no sistema e passíveis de serem consultadas, basta selecionar a situação "Finalizada".
DICA: É possível selecionar mais de uma Situação na parte inferior da tela, o que pode ser útil para gerar relatórios por situação de OPs (Ordens de Produção).