Estornar uma Nota Fiscal
IMPORTANTE :
Antes de ESTORNAR uma Nota Fiscal SEMPRE VERIFIQUE COM O DESTINATÁRIO para ver se este procedimento pode ser feito, do contrário poderá haver problemas na entrada fiscal para o DESTINATÁRIO.
Uma nota fiscal de Estorno, também conhecida como Nota Fiscal de Entrada, serve para anular uma nota fiscal emitida que ultrapassou o prazo limite para cancelamento prevista pela SEFAZ. Portanto, consulte seu contador para saber qual o prazo de cancelamento de uma NF-e.
Este procedimento não é um PADRÃO para todo o território nacional. Dependendo do estado, pode haver mudanças na forma de fazer o processo de estorno, por isso este procedimento deve ser usado com cautela e com o auxílio de seu CONTADOR.
* EXEMPLO: Para estornar notas de Saída - Alguns estados tem usado CFOP´s não de ENTRADA mas de DEVOLUÇÃO e informando a finalidade DEVOLUÇÃO, referenciando a nota de origem. Enquanto que outros estados tem usado CFOPs de ENTRADA junto com a finalidade de AJUSTE.
Portanto, o procedimento abaixo não deve ser adotado como PROCEDIMENTO PADRÃO para todos os casos, mas deve estar em concordância com as orientações mais recentes de seu CONTADOR.
- Entende-se por ESTORNAR uma nota fiscal o processo de emitir uma nota com a OPERAÇÃO inversa ao da nota fiscal original. Caso a nota fiscal original seja uma operação de saída, o estorno neste caso deve ser com uma operação de entrada. Portanto, tanto a nota original como a nota de estorno emitida continuam válidas.
PRÉ-REQUISITO: A CFOP a ser aplicada no estorno, deve informada pela sua contabilidade.
DICA: A nota fiscal de Estorno deve ter os mesmos trâmites fiscais que uma nota normal. Tendo a necessidade de estornar uma nota fiscal que já foi processada pelo seu cliente, não esqueça de enviar os novos arquivos para ele.
- Acesse Movimentos 🡪 Notas Fiscais - Emitidas.
- Para pesquisar pelo N° da NF clique no botão de pesquisa ().
- Na tela de consulta, digite o N° da nota fiscal que será estornada e clique em Pesquisar. Ao ser exibida a NF-e clique em OK:
- Ao ser exibido o cadastro da nota fiscal, confirme se é a nota que deseja e clique em Estornar:
- Antes de clicar na opção Sim, confirme com seu cliente para verificar se não foi dado entrada na NF-e.
- No campo CFOP de estorno, digite a CFOP de estorno ou entrada (Consulte com sua contabilidade qual CFOP utilizar nesta operação) e em seguida clique em Gravar e fechar:
IMPORTANTE: Caso a nota original tenha múltiplas CFOPs, deverá ser informada a CFOP de estorno correspondente para cada CFOP da nota original.
- Quando for gerado um estorno e a CFOP utilizada não tiver os parâmetros específicos criados para mesma, o sistema vai avisar para o usuário. Caso deseje utiliza a parametrização demonstrada, clique em "SIM", caso deseje utilizar uma parametrização fiscal diferente da demonstrada, sugerimos que crie a parametrização para esta CFOP que está sendo utilizada para estornar. Dessa forma, o sistema não pedirá em outras ocasiões que utilizar esta mesma CFOP em um estorno de NF:
Para evitar a mensagem acima cada vez que informar esta CFOP para realizar um estorno, deve-se configurar na Natureza de Operação de estorno, antes de realizar o processo. Isso pode ser feito pela tela de Naturezas de Operação (SF0130), conforme exemplo abaixo. Caso tenha os parâmetros e deseja ajuda, contate o suporte.
Se selecionar a opção "NÃO", o sistema irá cancelar o processo da geração da NF de estorno:
Se selecionar a opção "SIM", o sistema irá realizar a geração do pedido de estorno da NF. Depois que o pedido de estorno é gerado uma mensagem para o usuário é exibida perguntando se ele deseja abrir o pedido, caso deseje fazer alguma alteração antes da geração da NF.
Após a geração e transmissão da NF de estorno o sistema dará a mensagem abaixo, indicando que o processo de estorno foi concluído: